Fotos Agenda Receitas Contato Perfil Bem Vindos!!

Propriedades nutricionais da água-de-coco

Água-de-coco
são palavras
que já fazem parte da conotação de férias
tipicamente tropicais. Mas será que a água de coco,
além de deliciosa e refrescante , pode trazer
benefícios à saúde?
A utilização do coco para o consumo remonta a milhares de anos. Atualmente, o coqueiro vem sendo cultivado em cerca de 90 países, sendo que no Brasil, são mais 266mil hectares implantados com a cultura. A maior parte da produção de coco se desenvolve ao longo do litoral do Nordeste, região onde chegaram as sementes provenientes de Cabo Verde, trazidas pelos portugueses por volta de 1553.
A água-de-coco vem ganhando espaço no mercado como uma bebida de vasto potencial comercial, pois além de ser um produto natural e praticamente livre de contaminações, possui baixo teor calórico, considerável valor nutricional e apresenta aroma e sabor suaves.
Quanto às características nutricionais, a água-de-coco é uma bebida relativamente pouco calórica apresentando aproximadamente 20 calorias/100 ml. É composta basicamente por água (93%) e açúcares (5%), além de conte r sais minerais, vitaminas.
Os principais sais minerais encontrados nesta bebida são o sódio e o potássio, mas também contém cálcio, magnésio, manganês, ferro, zinco e cobre. Se considerarmos um consumo de 300 ml de água-de-coco, esta ofereceria em média 6% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de cálcio e sódio, 8% da de magnésio e 56% da de manganês.
Não há IDR estabelecida para o potássio, mas este é o mineral presente em maior quantidade na água de-coco.
A água-de-coco contém também vitaminas do complexo B e pode ser considerada boa fonte de vitamina C quando o coco ainda está verde.
É importante destacar que a composição deste produto pode variar bastante de
acordo o processo de maturação do fruto e com a composição do solo onde o coqueiro é cultivado.
Há anos a água de coco vem sendo utilizada pela cultura popular como bebida capaz de combater a desidratação. Estudos recentes comprovam este conceito considerando a bebida um importante repositor de eletrólitos.
Assim, tem-se levantado a possi bilidade de uso da água-de-coco para a reidratação em casos de diarréia crônica, pois além da grande quantidade de potássio possui glicose.
Inclusive a água proveniente de cocos jovens também vem sendo apresentada como possível substituta às bebidas utilizadas para reidratação após o exercício físico. Deste modo, sugerem-se diversas vantagens da água-de-coco em relação a outras bebidas utilizadas por atletas: além de ser natural já é suficientemente adocicada, não causa náuseas, não causa sensação de desconforto gástrico e pode ser facilmente consumida em grandes
quantidades.
As propriedades deste líquido naturalmente obtido do coco verde não param por aí.
Esta se destaca por sua capacidade diurética, seu poder antioxidante e ainda tem apresentado ação protetora em relação ao aparecimento de tumores malignos.
Deste modo, do ponto de vista médico, estudos têm demonstrado que a água-de-coco tem efeitos de proteção do fígado8, de combate ao estresse oxidativo8 e de inibição do aparecimento de células cancerosas. Supõe-se ainda que esta possa apresentar ação indireta na prevenção do enfarte do miocárdio1. Por fim, devido à capacidade diurética este alimento tem sido testado no tratamento de pedras nos rins.
A importante capacidade antioxidante pode estar associada à presença da vitamina C, mas também se estuda a interação com outros possíveis compostos ativos. Infelizmente, esta propriedade ocorre principalmente na água do coco in natura e reduz representativamente com o tratamento para envase.
Apesar de não haver uma indicação de consumo diário de água-de-coco, em alguns casos especiais – como diabetes, hipertensão e doença renal- seu consumo deve ser controlado devido ao seu conteúdo de sódio e potássio, entre outras substâncias.
Enfim, percebe-se que, realmente, a água-de-coco tem tudo a ver com as férias e é uma ótima opção para refrescar, matar a sede e deixar de lado estresse. Isto com a vantagem de ser uma bebida nutritiva, leve e que contribui para manter a hidratação corporal nos dias quentes. No entanto, lembre-se de que apesar de ter baixo valor calórico, esta bebida fornece energia, portanto cuidado com o consumo exagerado

E PARA EMAGRECER?

Para quem quer emagrecer, além de hidratar, a água-de-coco consegue enganar a fome típica que surge nos intervalos entre as refeições. Além disso, ela tem outra qualidade fundamental que ajuda na dieta: contém bastante potássio, o que auxilia no funcionamento do intestino. Assim, os alimentos são digeridos rapidamente e o paciente perde peso mais facilmente.

"Tomar um coco ajuda a metabolizar a comida. Isso é muito importante para quem está fazendo dieta"
Entre os atributos positivos, a água-de-coco tem, também, poucas calorias. Beber um copo da água da fruta equivale a comer uma laranja inteira ou meia maçã.

"Quando a pessoa que está tentando perder peso tiver fome à tarde, por exemplo, ela pode substituir o salgadinho ou o sanduíche por um copo de água-de-coco. Assim, ela não engorda e deixa de sentir fome"

4 comentários:

Anônimo disse...

Adoro beber água de coco, e sabendo de suas qualidades então...

Anônimo disse...

Estou usando como antioxidante para curar uma alergia de 6 anos e por incrivel que parece estou mim sentindo melhor atacava todos os dias hoje tenho 5 dias fazendo o uso e cinco dias sem alergia.

Anônimo disse...

Pessoalmente adooooro agua de coco e não deixo de comer a polpinha q tem dentro do coco verde sempre q possível, mas o que mais me chama a atenção é q a água de coco tem sido um milagre para a saúde da minha cadelinha (York) Meg, sempre q ela tem qualquer mal estar, dou agua de coco e a reação é imediata! Santa água de coco!!

Conceição Campos disse...

que tem doença renal cronica , pressão alta , colesterol alto , ´pode tomar agua de coco sem restrição?

Postar um comentário

Olá Pessoal faça a alegria de uma blogueira, deixe seu comentário!

 
©2010 Rachel Por Templates Rachel Melo